Combate ao furto de energia: EDP e Polícia Civil flagram crime em distribuidora de bebidas em Fundão

Técnicos da EDP em conjunto com a Polícia Civil, realizaram uma operação de combate ao crime de furto de energia em uma distribuidora de bebidas localizada em Praia Grande, no município de Fundão. A ação identificou uma ligação direta à rede elétrica, ou seja, a energia consumida no local não estava sendo devidamente paga.
O sócio do estabelecimento acompanhou a fiscalização e foi conduzido à Delegacia Regional de Aracruz, onde foram tomadas as providências cabíveis. A inspeção foi realizada com apoio com apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica. Os técnicos da EDP desfizeram a ligação irregular.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. O responsável também deverá ressarcir os valores não faturados à distribuidora, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com os custos administrativos da concessionária.
A EDP alerta que esse tipo de irregularidade representa sérios riscos à segurança da população, podendo causar curtos-circuitos, incêndios, sobrecarga na rede e acidentes graves. Denúncias de ligações clandestinas ou fraudes podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais de atendimento da empresa.