Estudantes de Aracruz participam de projeto de educação ambiental na base avançada do Instituto Chico Mendes Santa Cruz

Estudantes de Aracruz participam de projeto de educação ambiental na base avançada do Instituto Chico Mendes Santa Cruz

Instituto Chico Mendes, em parceria com a startup Hippocampus, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Aracruz e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), deu início a um ciclo de visitas escolares à Base Avançada do ICMBio Santa Cruz e à Base Oceanográfica da Ufes, localizadas no município de Aracruz/ES.

A atividade integra uma proposta de educação ambiental voltada para estudantes do Ensino Fundamental II das escolas públicas do município.

Durante os meses de maio e junho, aproximadamente 300 estudantes participaram da experiência, e novas visitas estão em fase de agendamento. A programação tem como objetivo fortalecer os laços entre a comunidade escolar e as Unidades de Conservação federais localizadas no município: a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) de Santa Cruz, destacando também a presença da recém-instituída Base Avançada do NGI ICMBio Santa Cruz.

Uma visita e avaliação também foram desenvolvidas junto aos conselheiros das UCs, durante reunião ordinária realizada no mesmo mês de junho. As atividades marcaram as comemorações do Dia do Meio Ambiente e do mês de criação das UCs.

Durante a programação, os alunos participam de palestras sobre as ações desenvolvidas pelo ICMBio na região, percorrem uma trilha na APA Costa das Algas, vivenciam práticas reflexivas sobre as questões ambientais e conhecem os laboratórios da universidade.

Um dos destaques é a visita ao Laboratório de Ictiologia e à startup Hippocampus, uma empresa incubada pela Ufes, reconhecida por seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de tecnologias para a aquicultura ornamental e conservação de cavalos-marinhos.

Na trilha, localizada em área-alvo de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, é possível reconhecer a importância das restingas, o manejo de espécies exóticas invasoras, entre outros temas relevantes abordados pelas UCs.

A proposta do roteiro educativo surgiu a partir de planejamento do NGI de Santa Cruz, de valorizar a presença da Base Avançada e promover a instalação de trilhas interpretativas que reforcem os objetivos de criação das UCs e o desejo de transformar o espaço em um ambiente cada vez mais acolhedor e atrativo para atividades de sensibilização ambiental.

“Os voluntários foram fundamentais para tornar esse roteiro possível e estão conosco desde o início. Ajudaram a definir os temas e o trajeto da trilha, montar a exposição e organizar a coleção biológica, contribuindo para uma experiência que inspira cuidado e conexão com a natureza”, destaca a responsável pelo Programa de Voluntariado do NGI Santa Cruz, Janina Azevedo.

Recentemente, o roteiro passou a incluir uma exposição de exemplares da biodiversidade local, doados por pesquisadores parceiros da Base Oceanográfica. Um marco importante para o fortalecimento dessa iniciativa foi a chegada da coleção de animais marinhos plastinados, um acervo disponibilizado pelo Museu de Ciências da Vida (MCV) da Ufes e pelo Laboratório de Plastinação (LabPlast), referência nacional na técnica.

A plastinação é um método que preserva os tecidos biológicos substituindo a água do corpo por plástico, permitindo que os animais sejam apresentados de forma bastante realista e compondo um valioso recurso didático para a educação ambiental.