Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99% em Aracruz

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Aracruz divulgou, nesta semana, um plano para ampliar ainda mais o tratamento de esgoto no município, com o objetivo de atender 99% da população da área de abrangência do SAAE. Em junho de 2025, foi apresentado à Gestão Municipal e ao Comitê de Infraestrutura e Saneamento Básico da Prefeitura de Aracruz (Coisb) o Planejamento 2025-2028, onde constam os projetos para o alcance deste percentual.
O objetivo é elevar o índice de esgoto tratado de 93% para 99% até o ano de 2028, consolidando o saneamento básico na área de abrangência do Saae, no município. Esse avanço reflete o resultado de um trabalho contínuo da autarquia, que ampliou a cobertura do tratamento de esgoto em Aracruz de 33% para os atuais 93% entre 2021 e 2024. Com a meta agora voltada para a universalização plena, o município dá um passo importante rumo à melhoria da qualidade ambiental e à promoção da saúde pública.
Para alcançar esse objetivo, foram planejados projetos estratégicos que envolvem investimentos e ações programadas para os próximos anos, com foco na ampliação e no aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário do município. O plano para investimento 2025-2028 totaliza R$ 39,4 milhões de reais utilizados em recursos próprios. Entre os destaques, estão:
Universalização de 93% para 99%
O eixo central do plano é a ampliação do sistema para atender 99% da população da área de abrangência do Saae com coleta e tratamento de esgoto. Para isso, estão previstas a implantação de redes coletoras e a construção de novas estações elevatórias nos bairros Santa Luzia, Cupido e Bela Vista, garantindo a integração de áreas ainda não atendidas ao sistema.
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piranema
A ETE Piranema passará por um processo de retrofit, que inclui modernização e ampliação da capacidade de vazão de 45 litros por segundo (l/s) para 65 l/s. A intervenção permitirá atender à crescente demanda da cidade e adiar a necessidade de duplicação da estação, assegurando a eficiência operacional a médio prazo.
Reforma civil e eletromecânica das unidades de esgoto
As estações elevatórias distribuídas pelo município serão reformadas e modernizadas. A iniciativa visa preservar os ativos do SAAE em boas condições de funcionamento e garantir a continuidade do serviço com qualidade, além de prolongar a vida útil dos equipamentos.
Execução das ligações intradomiciliares
O SAAE também realizará ligações intradomiciliares em residências localizadas em áreas que já contam com rede coletora, mas que ainda não estão conectadas ao sistema de esgotamento. A ação tem como objetivo reduzir o número de ligações “factíveis”, aquelas unidades que possuem ligação de água, porém, sem ligação de esgoto. Isto garantirá que todo o esgoto gerado por essas ligações seja corretamente direcionado para tratamento.
Interligação Praça da Paz
Este projeto complementa as intervenções já realizadas na região, consolidando a cobertura alcançada e preparando a infraestrutura para futuras ampliações do sistema de esgotamento sanitário.
Construção da Estação de Transbordo
Será construída uma nova estação de transbordo para centralizar a operação e o envio dos resíduos sólidos ao aterro sanitário. A medida substituirá a atual operação realizada na ETE Piranema, otimizando a logística, aumentando a eficiência do sistema e promovendo maior segurança ambiental.
Compromisso com a saúde, o meio ambiente e o futuro
O diretor do Saae, Amadeu Wetler, destacou que "a universalização do tratamento de esgoto é um compromisso com a população assumido pela atual administração e que foi alcançado em 2024, mas podemos alcançar 99% de esgoto tratado e isso não é apenas uma meta de engenharia, é um compromisso com a saúde pública, com o meio ambiente e com a qualidade de vida de cada aracruzense”, afirmou.